Comunicação

Amo me comunicar!

Sempre amei estudar, ler, escrever, aprender e trocar conhecimentos.

Desde criança, era curiosa e me interessava por assuntos diversos. Por isso, foi tão difícil pra mim quando chegou o momento de escolher qual faculdade cursar. Eram tantas as belas possibilidades de graduações.

Num impulso devido ao momento econômico que o Brasil vivia e tanto me chamava a atenção, decidi cursar a faculdade de Economia. Afinal, naquele momento, a mulher mais importante, corajosa e comentada do país era uma economista: Zélia Cardoso de Melo. Eram tempos do Plano Real e eu realmente queria entender o que estava acontecendo e, de repente, me tornar uma mulher marcante como a Zélia um dia.

De fato, a faculdade me fez compreender o novo plano econômico e tantos outros que vieram depois (risos) mas, muito mais que isso, me mostrou que Economia é algo sistêmico e que estudar História Mundial é profundamente importante para entender por que chegamos até aqui.

Na verdade, a Faculdade de Economia foi a primeira grande escola para o entendimento da Lei da Oferta e da Procura, da Autorresponsabilidade e sobre Mundo Sistêmico. Tudo está interligado e tudo que colhemos é fruto da nossa história e das nossas decisões, vide a economia de cada país (numa visão macro) e a vida pessoal de cada cidadão (na visão micro). Tudo está conectado. Vivemos num universo de sistemas completamente interligados.

Enfim, da faculdade de economia, herdei aprendizados e conhecimento que me levaram a perceber que eu tinha sintonia profunda com a área da Comunicação.

Pelos caminhos profissionais que se seguiram, acabei sendo absorvida profissionalmente em 1995, pelo mercado da Internet, que acabava de ser liberada comercialmente no Brasil. Após estágios em sistemas de BBS durante a faculdade, fui trabalhar num provedor de acesso chamado Pegasus e, foi assim, que a minha carreira como comunicóloga começou. Aprendendo com o novo para trabalhar com algo que quase ninguém sabia trabalhar naquela época. Tive que aprender enquanto trabalhava. O que foi um desafio engrandecedor. Colhendo os frutos das decisões, em 1998, iniciei a minha trajetória profissional no Jornal Estado de Minas, chegando a ser coordenadora de produção do Portal Uai. Em seguida, 10 anos depois, a partir de 2008, parti para o mundo da Comunicação Corporativa em empresas como Iveco, Usiminas, Documentar, Memory e CNH Industrial. Além de, direta ou indiretamente, atuar com agências de comunicação como Vox Mídia, PlanB, BHTEC, Domínio Público, AeC, Rede Comunicação e Executiva Propaganda (essa última em Natal/RN).

Sempre foi um caminho desafiador e engrandecedor. Por isso agradeço a cada empresa para a qual tive oportunidade de colaborar. Agradeço à confiança no meu trabalho! Mas, acima de tudo, agradeço infinitamente a cada pessoa com a qual me relacionei ou relaciono profissionalmente: pelas trocas, pelo amadurecimento mútuo. Empresas são pessoas! E comunicação digital requer atualização o tempo todo! Não há trégua. É preciso estar sempre se atualizando! Porque todo dia tem uma novidade! São necessárias resiliência e muita dedicação.

Hoje, tenho uma preciosa bagagem de experiência sobre:

  • Branding
  • Produção de conteúdo
  • Rede sociais
  • Copywriting
  • Data driven
  • Conteúdo de estratégia
  • SERP Domination
  • Ferramentas
  • Comunicação e Marketing Digital, enfim. 😉

E sigo estudando, trabalhando e aprendendo nessa área, com a humildade de saber que jamais saberei tudo pois a cada dia surge uma inovação. Sinto coragem e orgulho de ter chegado até aqui seguindo além, sempre buscando produzir o melhor em sintonia com os meus valores pessoais, ética e respeito.

Comunicação é tudo! Muitos problemas podem ser resolvidos com a aplicação de um excelente processo de comunicação. Afirmo isso não somente para a mídia e os ambientes corporativos, sociais e familiares, mas para todos os âmbitos da vida, inclusive os pessoais. Ou seja, até mesmo de si consigo mesmo(a)!

Já parou para pensar se tem sido sincero(a) consigo mesmo(a)? Você se olha com verdade?

Como você vem se comunicando com você mesmo(a)?

A sua vida está de acordo com o que deseja? O que você REALMENTE deseja para a sua vida?